Apresentação


A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) apresenta aos profissionais de Arquitetura e Expografia, Edital do Concurso Público Nacional para a seleção de Projeto de Arquitetura e Expografia visando à construção do Pavilhão do Brasil na Exposição Universal de 2020, a ser realizada de 20 de outubro de 2020 a 10 abril de 2021 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 

As Exposições Universais ocorrem de 5 em 5 anos e são grandes exposições voltadas ao público final em que a maior atração são os Pavilhões de cada país, com espaço expositivo, atividades culturais e gastronômicas, seminários e eventos de relacionamento. 

Em 2020, com o tema Connecting Minds, Creating the Future, a Expo Dubai abordará a Oportunidade, a Mobilidade e a Sustentabilidade. O Pavilhão do Brasil, estará localizado na parte que trata este último quesito, foco importante das discussões atuais do país, reafirmando a importância da biodiversidade, da cultura da preservação do meio ambiente, da competitividade baseada na sustentabilidade e no retrato da multiculturalidade brasileira. 

O Pavilhão do Brasil destacará a diversidade com o tema TOGETHER FOR DIVERSITY, dividido em natureza, pessoas e o amanhã (Together for Nature, Together for People e Together for Tomorrow). Esses são os pontos de partida para que os arquitetos mostrem a diversidade de fauna e flora, a multiplicidade étnica, criativa, cultural de nosso povo e ainda apresentem o Brasil como um país agregador, além de ator de relevância global nas questões internacionais relacionadas à sustentabilidade. A palavra-chave que resume o tema brasileiro é a sociobiodiversidade brasileira – e o Pavilhão do Brasil, desde a sua concepção, deve refletir essa característica tão única do país. 

A Expo Dubai será um momento singular de promoção da diversidade brasileira e oportunidade extraordinária para a divulgação do país e de seus múltiplos aspectos socioeconômicos. O evento tem ligação direta com os esforços da Apex-Brasil na promoção comercial do agronegócio, de tecnologias inovadoras, na construção da imagem de um país atrativo economicamente e um destino natural para investimentos estrangeiros, além de reforçar a diversidade regional, gastronômica e a multiplicidade étnica e imigratória. 

Para concorrer, os projetos deverão ser elaborados de acordo com essa temática e conforme os guias técnicos estabelecidos pela organização da Expo 2020 com as normativas legais de construção na cidade de Dubai, em parceira com profissionais locais. A seleção terá como diretrizes a inovação tecnológica com sua concepção sustentável, evidenciada no processo de construção e desmontagem desse equipamento, objetivando acima de tudo uma edificação que priorize a experiência sensorial do visitante.

Apex-Brasil

 

 

Footer